Como fazer seu cliente valorizar seu Artesanato?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como fazer seu cliente valorizar seu Artesanato?

Essa é uma pergunta que nós Artesãos fazemos constantemente.

Então, me responda:

Você já passou por alguma das situações abaixo?

SITUAÇÃO 1: ”Você trabalha há muitos anos com artesanato, mas seus clientes não valorizam tempo de trabalho”.

SITUAÇÃO 2:“Você dedica tempo para fazer seus artesanatos e quando vai vender acham que é caro e para não perder as vendas acaba vendendo suas peças quase a preço de custo? Sente que está pagando para trabalhar. Está desmotivada, e precisa de ajuda?”.

SITUAÇÃO 3:“Gostaria de viver de artesanato, mas não pode largar seu emprego atual. E como não está conseguindo vender não tem dinheiro para comprar matérias primas para sua produção”.

SITUAÇÃO 4:“Carla, olha o desaforo que eu passei. Recebi uma encomenda de uma cliente, quando ficou pronto e fui entregar, ela ficou olhando meu artesanato e disse que eu estava cobrando muito caro, que meu artesanato não valia tudo aquilo que eu cobrava e que não me pagaria o valor que eu estava pedindo e que se eu não aceitasse ela não iria querer. Fiquei chateada e sem reação, que nem consegui argumentar, aceitei o preço que ela quis pagar. Nesse dia chorei muito e pensei em desistir”.

– Se você está passando por alguma das situações acima, fique calma! Você não está sozinha. Essas são algumas das angustias que muitos artesãos passam.

Então, agora me responda com sinceridade:

– Você gostaria de aprender Como fazer seu cliente valorizar seu Artesanato?

Tenho certeza que sim, porque todos nós buscamos: reconhecimento e sucesso naquilo que fazemos.

 

E eu estou aqui para trazer uma ótima notícia!

Porém, você precisa entender que essa mudança depende de você!

Eu também passei por esse processo de valorização do meu artesanato e garanto que funciona, por isso, estou compartilhando com você.

Como fazer seu cliente valorizar seu Artesanato?

Assista o vídeo abaixo e você vai entender o que quero dizer:

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Albert Einstein

Depois de receber essas provocações deve estar sentindo uma vontade imensa de sair mudando tudo que não fez até agora.

Mas, tenha calma! Não dá para sair mudando tudo de uma vez, porque a mudança tem que ocorrer de forma planejada, e o melhor, saber identificar o que mudar.

Então, Carla Como fazer meu cliente valorizar meu Artesanato?

O primeiro passo é você mesmo(a) acabar com o preconceito de desvalorização que pode estar na sua mente até inconscientemente.

Pois se você não acredita no seu artesanato, não valoriza seu trabalho, você transmite essa insegurança​ para o cliente.

​Um simples detalhe pode fazer total diferença para as pessoas enxergarem seu artesanato com outros olhos.

A primeira coisa é ​mudar a mentalidade​. Parar de pensar no ​​Artesanato ​​como algo amador, afinal precisamos tratar o​ ​Artesanato como um negócio​ ​que tem​ ​potencial​​.

Mudando só essa mentalidade, logo as pessoas vão notar que sua postura mudou e perceberão que você está ​tratando o Artesanato de forma profissional.

Podemos observar que aprender Como fazer seu cliente valorizar seu Artesanato é mais simples do que imaginamos.

Não existe uma regra ou uma sequência exata, o que deve ser feito é profissionalizar o processo.

Organize a forma como tudo é produzido, isso envolve aprender ou investir em cursos, técnicas e ferramentas para deixar o processo mais rápido e profissional.

Seu cliente deve fazer parte do processo de criação

Uma dica que ajuda na percepção do cliente é mostrar partes do processo de criação, seja numa conversa ou na hora de entregar o produto.

Existem pesquisas que dizem que quando o cliente participa do processo de criação de um produto, ele tende a valorizar mais o trabalho​ ​pois, fez parte do processo.

Agora é só você usar a imaginação de como envolver seu cliente nesse processo.

Super Dica!

Você pode enviar vídeos​ mostrando cada etapa da produção ou fotos de como está ficando, enfim, ferramentas hoje em dia para isso não faltam.

Hoje temos a nossa disposição diversos meios de comunicação (redes sociais, whatsapp, telefone, enfim), mostre como está sendo ​produzido (é o famoso mostrar os bastidores da produção).

​​O importante é fazer o cliente participar desse processo e você vai começar a transmitir uma percepção de valor sobre o seu trabalho nessas pessoas.

Ao envolver seu cliente no processo criativo, ele entenderá melhor o seu trabalho e não ficará questionando o preço final.

Seja sempre justo

Mas tem um detalhe! O seu preço não pode ser abusivo ou muito barato.

Cobrar muito caro, vai fazer o cliente nunca mais comprar de você e se for muito barato, vai desfazer todo o trabalho de valorização que você está criando.

Eu escrevi um post ensinando Como eu faço para Calcular o Preço do meu Artesanato? 

Você pode ler Aqui.

Tenho certeza que vai te ajudar muito.

Espero que tenha gostado e compartilhe esse post com seus amigos e amigas :).

E para ficar por dentro de mais dicas e novidades como essa se inscreva em nosso canal do Youtube.

Como fazer seu cliente valorizar seu Artesanato?
5 (100%) 1 vote