Fuja dessa Guerra – Ela pode acabar com o seu negócio no Artesanato

Tempo de leitura: 5 minutos

Guerra de Preços no Artesanato

Você como consumidora trocaria um produto de ótima qualidade por um sem garantias?

Eu tenho quase certeza que você respondeu NÃO para essa pergunta, acertei? 😛

E quem trocaria algum produto bom por algo duvidoso, não é verdade?

Então, nós como artesãos quando estivermos produzindo nossos artesanatos, também precisamos pensar como consumidores, ou seja, se você não gosta de produto ruim ou qualidade duvidosa, seu cliente muito menos.

Se você quiser ter bons resultados em suas vendas e ainda surpreender seus clientes, você precisa começar a utilizar as melhores matérias-primas na confecção de seu artesanato.

Nós sabemos que matérias-primas de qualidade acabam sendo mais caro, e você não pode comprar na primeira loja que encontrar, é preciso pesquisar para encontrar os melhores preços para que o preço final de seu artesanato não fique também muito caro ou acima do mercado.

Mas ainda assim, é melhor usar material de qualidade, porque os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam cada vez mais adquirir o melhor artesanato do mercado e isso inclui preço e qualidade. Então, a pesquisa de preço é parte importante para o crescimento de seu negócio.

Agora é claro, sempre irão existir os artesãos que não estão preocupados com a qualidade de seus artesanatos e vão praticar preços abaixo do mercado. Em relação a isso, não se preocupe, porque esse tipo de profissional não tem nada que o diferencie, então, ele sempre vai estar numa guerra de preço juntamente com milhares de outras pessoas que também estarão dispostas a vender cada vez mais barato. Mal eles sabem que essa guerra não há vencedores.

O problema de fazer parte dessa guerra é que na verdade ninguém ganha com isso, nem o cliente que terá comprado algo duvidoso e muito menos o artesão que se auto desvaloriza e acaba brigando por alguns trocos, e o pior, também acaba perdendo dinheiro sem saber.

Um profissional assim nunca conseguirá fazer seu negócio crescer, porque ele não tem diferencial nenhum e a única preocupação que ele tem é uma atitude apavorada e mal planejada de querer vender a qualquer custo.

Então, para você não entrar nessa Guerra dos Preços, você precisa ignorar a guerra e adotar uma outra estratégia, que inclusive te trás um posicionamento de autoridade e inúmeros benefícios além do financeiro.

E a dica que eu dou é usar a estrategia do UAU!

O que é a estratégia do UAU?

É surpreender seus clientes! Isso significa que você precisa surpreender seus clientes ao ponto de pensarem ou falarem UAU!!! e quando eu digo surpreender, eu me refiro até nos mínimos detalhes.

Você vai perceber que seus clientes vão começar a valorizar mais seu trabalho e você terá um retorno financeiro muito melhor. É isso que te torna diferente das outras artesãs.

Inclusive, eu escrevi um outro post sobre isso onde eu dou mais exemplos de como você pode conseguir esse UAU de seus clientes. Mas termine esse primeiro e depois volte aqui e leia esse Excelência em Atendimento – Conheça o Case de Sucesso da Zappos.

Então, se atente aos detalhes que vão desde a compra das matérias-primas, confecção e produção até a venda do produto final, são etapas de extrema importância. E você precisa fazer tudo com amor e riqueza de detalhes.

Porque cada artesanato feito com amor e riqueza de detalhes, consegue despertar o encanto nas pessoas. E se aliarmos o amor, a beleza e a qualidade, a valorização de seu trabalho será indiscutível.

Quando conhecemos bem os materiais que trabalhamos, você não precisa ficar preocupada se vai vender ou não, mas não deixe de dizer para o seu cliente que está usando material de primeira, que está usando na produção uma determinada marca de qualidade, pois é também uma forma de você justificar o preço e trazer mais autoridade e satisfação.

Se você usar sempre o melhor material, independente do artesanato que você produzir, seu trabalho será bem visto e você vai criar um marketing positivo para você ou sua marca de que tudo que você cria é de qualidade.

Então, se o seu compromisso é ganhar a confiança e fidelizar seu cliente para que ele seja o seu maior e melhor marketing, faça com amor, foque na qualidade e na riqueza de detalhes, e você verá os resultados.

Quer uma dica ainda mais legal?

Identifique um profissional de sucesso da sua área do artesanato que você admira para que você possa se espelhar nessa pessoa.

E aí só fazer seu trabalho com o máximo de profissionalismo possível.

E uma coisa eu posso te garantir, você vai ver que as pessoas que tem conseguido sucesso no artesanato, tem um ponto em comum, eles não fazem guerra de preços, não trabalham com matérias-primas duvidosas, são pessoas que amam o que fazem e criam como se fossem para elas, porque sabem que essa combinação é o princípio para o sucesso.

Espero que você tenha gostado desse post e se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário, vou adorar receber a sua mensagem.

Até o próximo post… 🙂

Fuja dessa Guerra – Ela pode acabar com o seu negócio no Artesanato
5 (100%) 2 votes